Dúvidas

Por que a Prefeitura de Manaus criou o sistema de cadastro para a meia passagem?

O Cadastro da Meia Passagem foi iniciado no dia 1º de julho de 2009, conforme determinação do Decreto Municipal 0189, com o objetivo de evitar fraudes no sistema da meia passagem e garantir o benefício somente para os verdadeiros estudantes.

Na primeira fase, o cadastro foi realizado em duas fases: a) cadastro das escolas e b) cadastro dos estudantes, com os seguintes procedimentos:

- Do dia 1º a 18 de julho de 2009, as instituições de ensino declararam informações sobre seu funcionamento, em um cadastro específico, via internet.

- A partir do dia 18 de julho os estudantes também tiveram que fornecer dados verídicos sobre sua vida escolar, fazendo o cadastro via internet (http://estudantes.manaus.am.gov.br).

- Todo estudante cadastrado teve que aguardar a escola confirmar se ele é, de fato, aluno daquela instituição citada (essa confirmação ocorreu a partir do cruzamento das informações escola X aluno).

- Após a comprovação (aprovação ou validação do cadastro), o aluno estava autoirizado a usar seu Cartão PassaFácil e comprar os créditos para usá-los no transporte coletivo.

Quem ainda não tem o Cartão PassaFácil?

Quem não possui o Cartão, deve fazer seu cadastro pela internet no site do estudante – estudantes.manaus.am.gov.br e após 72 horas o estudante deverá se dirigir ao SINETRAM na Av. Constantino Nery, nº476 - Centro, portando Identidade ou Certidão de Nascimento, para solicitar a emissão do Cartão, nos casos de menores, o mesmo deverá comparecer ao SINETRAM acompanhado do responsável legal cadastrado.

Vale ressaltar que o cadastro só será concluído com sucesso se o mesmo estiver completo, ou seja, todos os campos devidamente preenchidos e com a fotografia.

É importante aguardar que a instituição de ensino citada pelo aluno confirme as informações do cadastro. Com a aprovação do cadastro, o cartão fica desbloqueado e o aluno está apto a comprar os créditos da meia passagem para usá-los no transporte coletivo.

Quem perdeu o documento, o que deve fazer?

Ligar para a Central de Atendimento (2123-0700), solicitar o bloqueio do cartão e todas as orientações de como adquirir uma nova via.