Dúvidas
Por que a Prefeitura de Manaus criou o sistema de cadastro para a meia
passagem?
O Cadastro da Meia Passagem foi iniciado no dia 1° de julho de 2009,
conforme determinação do Decreto Municipal 0189, com o objetivo de
evitar fraudes no sistema da meia passagem e garantir o benefício somente
para os verdadeiros estudantes.
Na primeira fase, o cadastro foi realizado em duas fases: a) cadastro das
escolas e b) cadastro dos estudantes, com os seguintes procedimentos:
- Do dia 1° a 18 de julho de 2009, as instituições de ensino
declararam informações sobre seu funcionamento, em um cadastro
específico, via internet.
- A partir do dia 18 de julho os estudantes também tiveram que fornecer
dados verídicos sobre sua vida escolar, fazendo o cadastro via internet
(http://estudantes.manaus.am.gov.br).
- Todo estudante cadastrado teve que aguardar a escola confirmar se ele
é, de fato, aluno daquela instituição citada (essa
confirmação ocorreu a partir do cruzamento das
informações escola X aluno).
- Após a comprovação (aprovação ou
validação do cadastro), o aluno estará autoirizado a usar
seu Cartão PassaFácil e comprar os créditos para
usá-los no transporte coletivo.
Quem ainda não tem o Cartão
PassaFácil?
Quem não possui o Cartão, deve fazer seu cadastro pela internet no
site do estudante –
estudantes.manaus.am.gov.br e
após 72 horas o estudante deverá se dirigir ao SINETRAM na Av.
Constantino Nery, nº476 - Centro, portando Identidade ou Certidão de
Nascimento,
para solicitar a emissão do Cartão, nos casos de menores, o mesmo
deverá comparecer ao SINETRAM acompanhado do responsável legal
cadastrado.
É importante aguardar que a instituição de ensino citada
pelo aluno confirme as informações do cadastro. Com a
aprovação do cadastro, o cartão fica desbloqueado e o aluno
está apto a comprar os créditos da meia passagem para
usá-los no transporte coletivo.
Quem foi roubado ou perdeu o documento, o que deve
fazer?
Deve registrar Boletim de Ocorrência relatando a perda do documento. Em seguida,
ligar a Central de Atendimento (2123-0700), solicitar o
bloqueio do cartão.
Depois, deve comparecer aos postos de atendimento do SINETRAM, T3, T4, Shopping
Phelippe Daou para providenciar a segunda via do Cartão do Estudante. O usuário
deverá pagar R$ 15,00 pela emissão do novo cartão.